Dentes Decíduos
Nossos Primeiros Dentinhos
Qual a influência do uso excessivo da chupeta na fala e na deglutição.

A chupeta é um objeto quase necessário
no dia a dia do bebê, e muitos pais a
consideram um meio válido para os filhos nos primeiros meses de vida, mas,
estudos acreditam na possível interferência
no desenvolvimento da amamentação e cavidade oral.
O uso prolongado da chupeta pode trazer
alguns danos para a criança, entre eles,
problemas na fala, isso acontece porque
ele promove a flacidez dos músculos da boca e face.
O uso prolongado da chupeta pode causar alterações na formação das estruturas da boca da criança, causando vários prejuízos como:
-
Mal desenvolvimento da face e cavidade oral da criança
-
Deglutição
-
Alteração do posicionamento dos dentes
-
Prejudica a correta maturação funcional do sistema estomatognático.
-
Altera a tonicidade dos músculos da boca.
Deglutição - uma das funções do Sistema Estomatognático :
ação muscular automática, no qual estão envolvidos músculos da respiração e do trato gastrointestinal, objetivando transporte do bolo alimentar e limpeza do trato respiratório. Participam na deglutição em torno de 30 músculos e seis pares de nervos cranianos.

O ato de chupar a chupeta ou o dedo não é nenhuma anormalidade, afinal 60 a 70% dos bebês necessitam dessa sucção não nutritiva; porém, chupeta após os 3 anos de idade reflete em problemas bucais futuros para a criança.
Podem surgir deficiências de dicção, presença de sibilo/ceceio na fala, voz rouca e altera a posição da língua. A mastigação perde sua característica normal bilateral e alternada, tendendo a vertical ou unilateral, afetando diretamente as articulações têmporo-mandibulares e o desenvolvimento das estruturas envolvidas.
A chupeta altera o padrão de crescimento normal danificando a oclusão, determinando forças musculares desequilibradas que, durante o crescimento, distorcem a forma da arcada dentária e alteram a morfologia normal .
Uma forma mais saudável de satisfazer seu bebê em relação à sucção: quando a mãe sentir sua mama cheia, o ideal é retirar um pouco de leite do peito para que o bebê tenha que sugar com mais esforço, matando assim a fome e a necessidade de sugar.
Bibliografía:

